COI divulga tabela do basquete para o Rio 2016

A tabela completa do basquetebol nos Jogos Rio 2016 foi divulgada nesta quinta-feira (19), com datas e horários de todos os jogos da fase classificatória. Assim, agora o torcedor pode comprar ingressos para seus confrontos preferidos. Inclusive, junto com a tabela foi liberado um novo lote de ingressos para a modalidade.

No feminino, o Brasil estreia contra a Austrália no dia 6 de agosto, às 17h30, na Arena da Juventude, em Deodoro. Já a seleção masculina enfrenta a Lituânia no dia 7 de agosto, às14h15, na Arena Carioca 1, na Barra da Tijuca

No torneio masculino ainda existem três vagas abertas, que serão definidas no Pré-Olímpico Mundial entre 4 e 10 de julho, em três países: Itália, Sérvia e Filipinas. Uma dessas vagas disponíveis está no grupo B, que tem Brasil, Argentina, Espanha, Lituânia e Nigéria. As outras duas vagas são para o grupo A, ao lado de Estados Unidos, China, Venezuela e Austrália.

No torneio feminino há cinco vagas em aberto, a serem definidas entre 13 e 19 de junho, em Nantes, na França. Já classificado, nos Jogos Rio 2016 o Brasil está no grupo A, ao lado de Japão e Austrália e com três vagas a serem preenchidas. O grupo B dos Jogos tem Estados Unidos, Canadá, Sérvia, Senegal e dois lugares disponíveis.

Os ingressos podem ser comprados através do site http://www.rio2016.com/ingressos 

Novo encontro entre Brasil e Argentina

Desde o sorteio dos grupos, no dia 11 de março, ficou definido que Brasil e Argentina se enfrentariam novamente em uma competição oficial. Nos Jogos Londres 2012, os argentinos levaram a melhor, com vitória por 82 a 77 nas quartas de final. Dois anos depois, na Copa do Mundo da Espanha, a vingança brasileira veio em alto estilo: 85 a 65 nas oitavas de final. No dia 13 de agosto, às 14h15, na Arena Cariocxa 1, na Barra da Tijuca, os dois rivais se enfrentarão mais uma vez.

Campeã olímpica nos Jogos Atenas 2004, a Argentina foi a única seleção a interromper o domínio dos Estados Unidos no basquetebol masculino desde os Jogos Barcelona 1992. Naquela ocasião, há 24 anos, a equipe norte-americana levou pela primeira vez os atletas profissionais da NBA, ganhou o ouro com facilidade e alterou completamente o cenário da modalidade. A partir de então, o país venceu o ouro cinco vezes em seis oportunidades.

Soberania dos Estados Unidos

O domínio dos Estados Unidos no basquete feminino é ainda maior que no masculino e vem desde os Jogos Atlanta 1996. A partir daquela edição, a seleção norte-americana conquistou todas as medalhas de ouro disputadas, acumulando atualmente cinco títulos seguidos. A Austrália, outra presença constante no pódio, foi prata em 2000, 2004 e 2008 e bronze em 2012. As norta-americanas estreiam no Rio 2016 diante do Senegal, no dia 7 de agosto, às 12h, na Arena da Juventude, em Deodoro.

E a situação dos Estados Unidos pode ser facilitada no Rio pela eventual ausência de três adversários importantes. Espanha e Turquia, semifinalistas da Copa do Mundo da Turquia, em 2014, e a França, prata nos Jogos Londres 2012, não têm vaga garantida. As três equipes disputarão o Pré-Olímpico Mundial.

Texto: site Rio 2016